Cuba

Una identità in movimento


Diplomatas cubanos visitam o Museu da Escravatura

Simao Souindoula


Museu Nacional da Escravatura. End: Capela da Casa Grande. Morro da Cruz – Luanda – AngolaO pessoal diplomático da Embaixada de Cuba em Angola vai visitar no próximo domingo o Museu Nacional da Escravatura para saudar o centesimo quinquagésimo quinto aniversário natalício do heroi nacional desse país caribenho e da luta anti-esclagista José Marti que hoje se assinala.

De acordo com uma nota chegada hoje à Angop, os diplomatas cubanos visam com esta visita saudar igualmente o 4 de Fevereiro, data que se comemora o início da luta armada em Angola.

Segundo a nota, esta visita dará a oportunidade a esta comitiva de percorrer o circuito da exposição " Caravanas dos Aferrolhados", vitrina que apresenta vários instrumentos de captura, coreção, imobilização, encaminhamento e conversão religiosa dos cativos, tais como espingardas, pesos, algemas, forquilhas, correntes, pias baptismais da capela do Morro da Cruz.

Os principais portos de embarque esclavagista no litoral do actual território angolano e réplicas em miniatrura dos navios negreiros serão igualmente vistos pelos visitantes.

Os diplomatas caribenhos apreciarão, também, uma trintena de gravuras, desenhos e estampas da época, fotografias, mapas e textos que fixaram várias vertentes da tragédia, que constitui para Angola e Africa, o tráfico de escravos transatlântico.

Cuba tornou-se uma "Grand Plantacion" pois recebeu invariavelmente, do Século XVI até a segunda metado do Século XIX, num tráfico clandestino tardio, significativos contigentes de mão de obra escrava das costas de Africa ocidental e, sobretudo do actual litoral, de Angola.

A abolição da escravatura em Cuba foi oficialmente decidida em 1886.


      Simao Souindoula
      Director do Museu Nacional da Escravatura
      C.P. 2313
      Luanda
      ANGOLA



    Angola Press




    Página enviada por Simao Souindoula
    (29 de enero del 2008)


Cuba. Una identità in movimento

Webmaster: Carlo NobiliAntropologo americanista, Roma, Italia

© 2000-2009 Tutti i diritti riservati — Derechos reservados

Statistiche - Estadisticas